Novembro Azul
A campanha Novembro Azul é mundialmente conhecida como Movember, que é a junção das palavras Moustache (bigode) e November (novembro).
O movimento surgiu na Austrália no ano de 2003 quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava. Então, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. Com a regra de deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada bigodudo.
Naquele ano 30 amigos se reuniram nessa causa, e o mês de novembro foi escolhido por já abrigar o dia 17, como o Dia Mundial do Câncer de Próstata.
Hoje o Movember está oficialmente presente na Australia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e já arrecadou quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.
No Brasil em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida, foi o primeiro a adotar a campanha e nomea-lá como Novembro Azul. E seu objetivo é quebrar com o preconceito do homem ir no médico e, quando necessário fazer o exame de toque.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno.
Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases. No Brasil, é recomendado que homens acima dos 45 anos façam esses exames anualmente.