Integrantes do Batalhão de Aviação da Brigada Militar(BAvBM) entregaram dia 21 de setembro, no QGBM, comendas comemorativas aos 31 anos da unidade. A Comenda do BAvBM destaca oficiais, praças da Brigada Militar e pessoas civis, que auxiliam a promover o desenvolvimento da Aviação Brigadiana, bem como reforçar positivamente a imagem desta Unidade Especial, e também aqueles com relevante atuação em atividades aeropoliciais e de segurança operacional.
A história do batalhão começa em 6 de agosto de 1915, quando o então comandante-geral da BM, coronel Affonso Emílio Massot, propôs ao presidente do RS, Borges de Medeiros, a criação de uma escola de aviação. Medeiros não aceitou a ideia, alegando que o assunto era da alçada do Ministério da Guerra. Oito anos depois, o Estado enfrenta o movimento revolucionário de Assis Brasil, e Massot reapresenta o projeto, saindo vitorioso. Em 28 de maio de 1923 é regulamento o serviço de aviação da Brigada Militar.
O primeiro voo aconteceu em 30 de maio de 1923. No mesmo ano, ocorre um acidente fatal. O batalhão deixa de funcionar. só volta a atividade em 22 de setembro de 1989 sob a denominação de GPMA (Grupamento de Polícia Militar Aéreo). Em 14 de Abril de 2010, o Decreto Estadual nº 47.176 cria o Batalhão de Aviação da Brigada Militar.
A ABAMF PARABENIZA TODOS OS INTEGRANTES DO BAvBM