A guarnição foi ao endereço onde localizou o veículo Fiat Siena, na cor referida, que estava aberto. Dentro deste os Policiais Militares encontraram duas gaiolas, cada uma contendo dois pássaros. Foram realizadas buscas na mata e visualizado um indivíduo portando um revólver prateado em mãos, momento que efetuou um disparo contra a guarnição e logo correu não sendo mais encontrado.
Na mata foi encontrado mais duas gaiolas contendo um pássaro em cada. O veículo foi recolhido. Foi realizado contado com a secretaria municipal do meio ambiente que fez o recolhimento e encaminhamento dos pássaros apreendidos.
Após realizado o registro na delegacia, foi informado pela secretaria que na residência do suspeito, que possui antecedentes por crimes contra fauna, crimes contra a saúde pública e meio ambiente, receptação e tráfico de drogas, já havia sido apreendido pássaros e que havia denúncias que ele teria mais aves em cativeiro.
Nesse momento a guarnição foi ao endereço e fez contato com a esposa do acusado que informou que seu companheiro não estava em casa, mas que teria pássaros em cativeiro no interior de uma das suas casas dos fundos, mas que seriam todos legalizados.
Ela franqueou a entrada para averiguação, sendo encontrado a quantidade de setenta e dois pássaros em cativeiro ilegal. Foi acionado batalhão Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), que realizou a apreensão e encaminhamento dos pássaros.