A Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1ºBPAT) realizou um balanço onde foram apresentados os números totais de ações realizadas durante o 1º semestre de 2020. São os indicadores de produtividade, que demonstram em números, o desempenho da instituição, que atua, sobretudo, para prevenir crimes.
Em toda a área de atuação do batalhão, que consiste – atualmente – em 10 municípios, foram atendidas 9.253 ocorrências. Esse número convertido em dias é o mesmo que 50 ocorrências atendidas a cada 24 horas pelos policiais militares. Dentro desse número estão também atendimentos diversos ao cidadão, tais como orientações sobre as restrições e cuidados relacionados ao COVID-19.
A Brigada Militar realizou 963 prisões em flagrante, o que corresponde a um total de cinco prisões por dia.
Foram presas 24 pessoas por porte e posse ilegal de arma de fogo e apreendidas 29 armas; foram presos 103 traficantes e apreendidos 14 quilos de drogas entre maconha, cocaína, crack, além de 168 comprimidos de ecstasy, 79 pontos de LSD e 12 pés de maconha. Tais resultados, indicam um aumento de 96% em relação a apreensão de drogas no primeiro semestre de 2019.
Nesse mesmo período, 67.375 pessoas foram abordadas em ações policiais e 33.916 veículos foram fiscalizados. Ainda com a chegada da pandemia (COVID-19) a Brigada Militar passou a diversificar a sua atuação, se reinventar na forma de atuar, onde passamos a intensificar as ações proativas de polícia comunitária, através de visitas comerciais e residenciais. No semestre foram realizadas 8.069 visitas comunitárias, sendo 6.757 em estabelecimentos comerciais e 1.312 a residências.
Nos índices criminais, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve diminuição nos homicídios (45%), no roubo a pedestre (55%), no roubo a residência (43%), e nos furtos (20%).
Estes números são o reflexo e resultado de ações como repressão ao crime, policiamento ostensivo, policiamento comunitário, aplicação da base móvel, realizando uma aproximação ainda maior com a comunidade. Também o trabalho iniciado este ano com as Patrulhas Maria da Penha, com a proteção às vítimas de violência doméstica, além do planejamento através da administração da corporação, entre outras tantas ações desenvolvidas pela Brigada Militar.
Esses dados não são apenas números. Eles carregam consigo uma redução efetiva nos índices de criminalidade e aumentam a sensação de segurança da população.
São municípios da Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Vale do Paranhana atendidos pela Instituição que através desses números comprova que diuturnamente a segurança da comunidade é o que nos move.
Major Márcio Borba Fernandes, Subcomandante do 1º BPAT, destaca o resultado das ações da Brigada Militar no semestre: “Apesar de todas as adversidades impostas pela crise sanitária, os policiais militares, de cada uma das 10 cidades sob nossa responsabilidade territorial, devidamente orientados e equipados, conscientes de seus compromissos constitucionais, continuaram ofertando à sociedade seu empenho e dedicação, para preservação da segurança pública. Os recursos orçamentários foram distribuídos de acordo com as necessidades locais, porém com especial foco nas atividades de inteligência policial e nas ações de repressão criminal qualificada, por meio da Força Tática. Aproveito para agradecer a cada um desses homens e mulheres, que integram as fileiras da corporação, pelo fiel cumprimento das missões, as quais redundaram em resultados positivos num momento tão complicado de nossa sociedade”.
Fonte: Brigada Militarr CRPO Serra
Texto: CRPO Serra
Foto Crédito : Angelo De Zorzi